04/11/2025

Brasil manifesta preocupação com violência após eleições em Moçambique

O Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota no fim da manhã deste sábado (9) em que afirma que o governo brasileiro acompanha, com preocupação, a escalada de violência em Moçambique.

Forças de segurança e manifestantes contrários ao resultado das eleições realizadas no início de outubro têm se enfrentado no país africano, e há registro de mortes e dezenas de feridos.

“Ao recordar o direito à liberdade de reunião e de manifestação, o Brasil exorta as partes à contenção, de forma a assegurar o exercício pacífico da cidadania no quadro democrático”, diz o governo brasileiro.

A Comissão Nacional de Eleições declarou vencedor Daniel Chapo, da frente de libertação de Moçambique (Frelimo), partido do atual presidente, Filipe Nyusi.

Entretanto, manifestantes apoiadores de Venâncio Mondlane, do partido Povo Optimista pelo Desenvolvimento de Moçambique (Podemos), contestam o resultado, e o candidato se declara vencedor do pleito.

De acordo com a Agência de Informações de Moçambique, o Hospital Central de Maputo (HCM), na capital do país, registrou três óbitos e 66 feridos após o protesto da última quinta-feira.    

 

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Vídeos com anúncio representam 63% do streaming

Com uma base de 23,4 televisores conectados, o streaming já responde por 70% de todo…

Lula decreta GLO em Belém para Cúpula dos Líderes e COP30

O presidente Lula decretou o uso das forças armadas em operações de GLO, Garantia da…

Com Amazônia no centro, preservação florestal terá destaque na COP30

A preservação de florestas será um tema central na Conferência do Clima das Nações Unidas,…